Home

domingo, 25 de julho de 2010

Carta do 20º Seminário Estadual das CEBs do Estado de São Paulo



Encerrado o 20° Seminário Estadual das CEBs, os 260 delegados participantes, divulgam carta, confira na íntegra:
 


Reunidos pelo Espírito do Ressuscitado como seus discípulos/as e missionários/as, estivemos reunidos, em 24 e 25 de julho, delegados das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo, para a realização do 20º Seminário Estadual das CEBs com o tema: “CEBs: justiça e profecia na cidade”. Fomos acolhidos/as pelo Arcebispo de São Paulo, D. Odilo, pelo bispo da Região Episcopal Brasilândia, D. Milton, e pelos irmãos e irmãs das Comunidades de Perus, terra dos Queixadas e de cristãos em testemunho permanente de fé na periferia da cidade.

Queremos compartilhar com nossos irmãos e irmãs nossa vivência nesses dias, quando rezamos juntos iluminados pela Palavra de Deus; estudamos e refletimos sobre  nossa identidade de discípulos e o papel missionário das CEBs à luz da palavra de nossos bispos: o Documento 92 da CNBB muito nos alegrou, trazendo a manifestação de nossos pastores a nosso respeito!
Atentos aos sinais dos tempos, nossos olhares se voltaram para as cidades de nosso Estado, e buscamos entender melhor o lugar e o contexto onde nosso povo constrói sua esperança de um mundo para todos; vimos como nossas CEBs são desafiadas a estabelecer, profeticamente, a justiça no mundo urbano pelo testemunho de sua fé.
Movidos pelo Espírito que nos faz irmãos, fizemos memória de nossa história, lembrando como a identidade das CEBs se afirma na união entre fé e vida, nos compromissos concretos de estabelecimento de justiça e solidariedade nas estruturas de nossas cidades para que nelas não haja exclusão. Nosso “novo jeito de ser Igreja” nos impulsiona a um novo jeito de convivência no espaço urbano.
Na esperança, reassumimos nossos compromissos batismais de serviço aos pobres, nossos ministérios eclesiais e nossa vocação cristã de sermos agentes da transformação da Igreja e da sociedade, fazendo crescer nossas redes de comunidades, ajudando a formar o Povo de Deus e sendo missionários da instauração do Reino.
Em comunhão com toda a Igreja, queremos integrar o mutirão das CEBs em direção ao 13º. Intereclesial, no Crato, colocando-nos como romeiros e romeiras do Reino de Deus sob a proteção amorosa de José e Maria.
Perus, São Paulo, 25 de julho de 2010.
CEBs Regional Sul 1 da CNBB

sábado, 24 de julho de 2010

Seminário Estadual reune 260 pessoas em Perus

O Seminário Estadual das CEBs começou nesta manhã, 24,  na paróquia São José Operário, em Perusunem-se cerca de 260 pessoas das cidades de Botucatu, Campinas, Aparecida, Ribeirão Preto, Osasco, Santo Amaro, Guarulhos, Rio Preto, Bragança Paulista, Marília, Taubaté, Araçatuba e Piracicaba.

Os participantes são agentes de pastorais, lideranças dos movimentos sociais e jovens que estão preocupados com os caminhos de suas cidades e realidades, e acreditam que o estudo, reflexão e ação popular, podem alterar os contextos de injustiça social. A ex-prefeita Luiza Erundina, esteve presente e fez uma análise sobre a realidade urbana, na ótica da Justiça.

Neste momento, as lideranças partilham reflexões realizadas em grupos de trabalho, sob uma Tenda construída no pátio da paróquia, recordando as primeiras comunidades de Jesus Cristo.

domingo, 11 de julho de 2010

Seminário Estadual das CEBs , Regional Sul 1 - CNBB

CEBs: Justiça e  profecia na Cidade
A Região Brasilândia, acolherá nos dias 24 e 25 de julho, o 20º Seminário das CEBs, com o tema Justiça e profecia na cidade. Cerca de 300 delegados, das 47 dioceses que compõem o estado, serão acolhidos pela paróquia São José, em Perus, e contarão com as assessorias de: Luiz Erundina, ex-prefeita e atual deputada federal, dom Odilo Pedro Sherer, arcebispo de São Paulo, dom Milton Kenan Jr, bispo da região Brasilândia, irmã Alberta Gerardi da CPT (Comissão de Pastoral da Terra) e padre Antonio Manzzato, teólogo da PUC-SP.  A Missa de encerramento do 20° Seminário das CEBs será no dia 25, às 11horas, na paróquia São José Operário, à Rua João Jacinto de Mendonça, 134 Vila Operária - Perus - São Paulo/SP. Mais informações.