quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CEBs e Grupos de Rua se rearticulam no Setor Pereira Barreto



 Equipe de CEBs e Grupos de Rua - Setor Pereira Barreto

À luz do 10° Plano Pastoral da Arquidiocese de SP, do 12° Intereclesial das CEBs, realizado em julho em Porto Velho-RO e como fruto da preocupação de seus padres, o Setor Pereira Barreto, retoma o trabalho de articulação e formação de suas CEBs e Grupos de rua, para a grande missão na cidade de São Paulo.

No último sábado, dia 31 de outubro, 30 pessoas estiveram reunidas - representantes das oito paróquias do setor e suas comunidades - na paróquia Nossa Sra. de Fátima para discutir, como de fato ser fermento e sal no trabalho de evangelização dentro deste setor tão diferente em seus bairros.

O objetivo da reunião foi a princípio encontrar o rosto destas comunidades, quem são seus agentes, o que querem e que Igreja é essa? Dentro deste objetivo apontou-se que as CEBs e Grupos de Rua do Setor Pereira Barreto, desejam e procuram: Ser Igreja que acolhe o mais pobre, promover a formação de animadores das comunidades e grupos de rua, com uma formação humana, teológica, política e ecológica. Desejam incentivar a criação de grupos de rua, grupos de reflexão e círculos bíblicos, buscando métodos novos para suscitar o interesse pelas CEBs e Grupos de rua, articulando a rede de comunidades, como orienta o 10° Plano Pastoral. Trabalhar com a juventude é outro desafio, bem como a preparação de subsídios para os grupos de rua, levando em conta a realidade local.

A reunião foi importante, porque deu oportunidade dos agentes de pastoral, de repensarem a missão de cada grupo de rua e CEB, avaliaram a caminhada, as conquistas e apontaram as dificuldades e desafios, para juntos encontrarem soluções e renovarem o compromisso de continuar o trabalho em suas comunidades.

Durante a reunião, foram realizados trabalhos em grupo, e nestes apontadas algumas dificuldades para o fortalecimento dos grupos de rua e das comunidades, como: a falta de pessoas comprometidas com os trabalhos, a precariedade na acolhida nas comunidades, o distanciamento da juventude e o não saber conquista - lá, a falta de apoio dos padres, a confusão religiosa, a desarticulação das comunidades e a falta de formação dos agentes de pastoral.

Depois de apontarem suas deficiências, os agentes de pastoral levantaram os trabalhos realizados em suas comunidades: Participação de agentes de pastoral em conselhos deliberativos nos postos de saúde, a distribuição de alimentos para as famílias carentes , o belíssimo trabalho da Pastoral da Criança, que garante a vida há muitas crianças também carentes, o trabalho de catequese trazendo famílias inteiras para dentro da Igreja, o trabalho de seminaristas com os crismandos, a formação constante em algumas paróquias, as novenas de Natal, os Grupos de Rua, a parceria com o Centro de Juventude, o terço nas casas, a alfabetização de adultos e claro as festas dos padroeiros que alimentam a fé do povo de Deus.

Para dar início aos trabalhos, agora articulados, das CEBs e Grupos de Rua e como manifestação da unidade que procura o Setor Pereira Barreto, será realizada em todas as comunidades e dentro dos grupos de rua, a Novena de Natal 2009. Que este ano tem o tema: Natal, tempo forte de acolher e anunciar o Salvador. A novena culminará com uma Celebração presidida por dom Angélico Bernadino Sândalo, no dia 11 de dezembro às 20h, em local ainda a ser definido.

A reunião terminou por volta das 12h daquele sábado, os agentes de pastoral aceitaram o desafio, de juntos buscarem formação e animação para as CEBs e Grupos de Rua do Setor Pereira Barreto, um setor de “Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, que consegue mudanças extraordinárias”.




Um comentário:

  1. Que bela reunião! É uma alegria muito grande ver que os grupos de rua e CEBs estão se rearticulando neste setor. Parabéns, por acreditarem neste novo, velho jeito de ser Igreja. Um grande abraço. Andréa Guarnieri - Setor São José Operário

    ResponderExcluir