terça-feira, 24 de novembro de 2009

Eu que estou acostumada a fazer perguntas, passei por uma sabatina na última segunda-feira. A Natasha Pitts, jornalista da Adital - Agência de Informação Frei Tito para América Latina, quis saber sobre o trabalho que estamos começando a desenvolver no Setor Pereira Barreto. Segue a matéria e fica a dica deste site, fonte plural e democrática de informações sobre a América Latina!

CEBs e Grupos de Rua da Brasilândia, em SP, reorganizam ações comunitárias

Natasha Pitts *

São Paulo - O trabalho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e dos Grupos de Rua está sendo reorganizado no Setor Pereira Barreto, localizado na região de Brasilândia, em São Paulo. A iniciativa foi do padre José Renato que sentiu a necessidade de, além da evangelização, fazer um trabalho de formação com a população para assuntos voltados para a política, o meio ambiente e o teológico.

Os Grupos de Rua já existiam no Setor Pereira Barreto. Sua atuação é voltada para atividades como círculos bíblicos e novenas, que são realizadas nas comunidades e também nas casas. Contudo, a atuação da CEBs, há bastante tempo, necessitava de impulso e de um fogo novo.

"As paróquias estavam muito voltadas para si, cada uma realizava seus eventos, suas atividades, de maneira independente. Por este motivo, o padre José Renato nos pediu para rearticularmos as CEBs e os Grupos de Rua e criarmos um calendário de consciência cristã sobre temas como o meio ambiente e as questões políticas, já que estamos próximos das eleições", explica Karla Maria, coordenadora das CEBs no Setor Pereira Barreto.

O primeiro passo para esta rearticulação foi a realização de uma reunião no dia 31 de outubro. Cerca de 30 pessoas, representantes das oito paróquias do setor e suas comunidades, estiveram reunidas na paróquia Nossa Senhora de Fátima para discutir o que realmente se quer fazer, quem vai atuar e qual o papel da Igreja.

Como resultado, o grupo concluiu que "as CEBs e os Grupos de Rua do Setor Pereira Barreto desejam e procuram ser Igreja que acolhe o mais pobre, promover a formação de animadores das comunidades e grupos de rua com uma formação humana, teológica, política e ecológica. Desejam incentivar a criação de grupos de rua, de reflexão e círculos bíblicos, buscando métodos novos para suscitar o interesse pelas CEBs e Grupos de rua, articulando a rede de comunidades".

Além de todos esses compromissos, o trabalho com a juventude local também será priorizado. "Precisamos reanimar o trabalho que a comunidade tem e envolver os jovens nisto. Depois que faz a Crisma, a maioria dos jovens desaparece. Estamos tentando atraí-los para que eles saibam da sua importância na comunidade", fala Karla Maria.

Antes de iniciarem os trabalhos com a comunidade, os agentes pastorais que aceitaram o desafio irão receber ampla formação sobre: a atuação das CEBs, a importância do laicado, o meio ambiente e a responsabilidade em votar bem. Após as palestras e seminários, eles iniciarão o trabalho de disseminar estes mesmos assuntos para a comunidade.

As tarefas não são poucas, as dificuldades e desafios para se trabalhar junto em uma comunidade também não. Contudo, a vontade dos agentes de fortalecer os grupos de rua, conquistar os jovens e organizar a atuação das comunidades instiga todos a continuar. "Hoje, nosso maior desafio é fazer com que as pessoas assumam o protagonismo e criem a consciência de que o leigo tem que assumir seu batismo", esclarece Karla.

Como primeiro ato de rearticulação, celebração e compromisso das CEBs e Grupos de Rua com o Setor Pereira Barreto será realizada em todas as comunidades e dentro dos grupos de rua a Novena de Natal 2009, que terá como tema "Natal, tempo forte de acolher e anunciar o Salvador". A novena será encerrada com uma celebração presidida por dom Angélico Bernardino Sândalo, no dia 11 de dezembro, às 20h, em local ainda a ser definido.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário