domingo, 25 de julho de 2010

Carta do 20º Seminário Estadual das CEBs do Estado de São Paulo



Encerrado o 20° Seminário Estadual das CEBs, os 260 delegados participantes, divulgam carta, confira na íntegra:
 


Reunidos pelo Espírito do Ressuscitado como seus discípulos/as e missionários/as, estivemos reunidos, em 24 e 25 de julho, delegados das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo, para a realização do 20º Seminário Estadual das CEBs com o tema: “CEBs: justiça e profecia na cidade”. Fomos acolhidos/as pelo Arcebispo de São Paulo, D. Odilo, pelo bispo da Região Episcopal Brasilândia, D. Milton, e pelos irmãos e irmãs das Comunidades de Perus, terra dos Queixadas e de cristãos em testemunho permanente de fé na periferia da cidade.

Queremos compartilhar com nossos irmãos e irmãs nossa vivência nesses dias, quando rezamos juntos iluminados pela Palavra de Deus; estudamos e refletimos sobre  nossa identidade de discípulos e o papel missionário das CEBs à luz da palavra de nossos bispos: o Documento 92 da CNBB muito nos alegrou, trazendo a manifestação de nossos pastores a nosso respeito!
Atentos aos sinais dos tempos, nossos olhares se voltaram para as cidades de nosso Estado, e buscamos entender melhor o lugar e o contexto onde nosso povo constrói sua esperança de um mundo para todos; vimos como nossas CEBs são desafiadas a estabelecer, profeticamente, a justiça no mundo urbano pelo testemunho de sua fé.
Movidos pelo Espírito que nos faz irmãos, fizemos memória de nossa história, lembrando como a identidade das CEBs se afirma na união entre fé e vida, nos compromissos concretos de estabelecimento de justiça e solidariedade nas estruturas de nossas cidades para que nelas não haja exclusão. Nosso “novo jeito de ser Igreja” nos impulsiona a um novo jeito de convivência no espaço urbano.
Na esperança, reassumimos nossos compromissos batismais de serviço aos pobres, nossos ministérios eclesiais e nossa vocação cristã de sermos agentes da transformação da Igreja e da sociedade, fazendo crescer nossas redes de comunidades, ajudando a formar o Povo de Deus e sendo missionários da instauração do Reino.
Em comunhão com toda a Igreja, queremos integrar o mutirão das CEBs em direção ao 13º. Intereclesial, no Crato, colocando-nos como romeiros e romeiras do Reino de Deus sob a proteção amorosa de José e Maria.
Perus, São Paulo, 25 de julho de 2010.
CEBs Regional Sul 1 da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário