sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As CEBs em defesa dos Ecossistemas do Estado de São Paulo

Acordar cedo, enfrentar horas de viagem, deixar para trás família e confortopara, em comunhão com outros irmãos e irmãs discutir práticas depreservação do meio ambiente no Estado de São Paulo, foi o objetivo doEncontro Estadual das CEBs, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, na Escola Salesiana São José, em Campinas.

A centenária Diocese de Campinas, não mediu esforços para bemacolher os delegados; o sorriso da juventude que recepcionava os ônibusna porta da Escola, o carinho das 1350 famílias de toda a região deCampinas, marcaram positivamente a participação dos 1373 delegados presentes no Paulistão.

Félix Manoel dos Santos, padre e Assessor das CEBs do Regional Sul1 da CNBB, afirmou que o Encontro tem três objetivos: construir aunidade do Estado de São Paulo e buscar sementes a serem plantadas nascomunidades de base; criar consciência do cuidado com o Ecossistema;preparar a participação do Regional no 12º Intereclesial, marcado parajulho de 2009, em Porto Velho, RO.

Concluídas as apresentações e objetivos do Paulistão, o professorde geografia agrária, Ariovaldo Umbelino, da USP, fez uma análise daConjuntura Geográfica do Estado de São Paulo, elencando suascaracterísticas peculiares e recordando o histórico das grandes áreasflorestais, trazendo à tona o problema da propriedade destas terras,que só foram demarcadas a partir da década de 80.

A necessidade da Reforma Agrária, a garantia da terra aos povosindígenas e a responsabilidade ambiental com a Terra e as Águas, foramtambém abordados pelo mestre Umbelino.

Na tarde do sábado, 19,os delegados se dividiram em 6 oficinas de trabalho: Reciclagem,Cuidado com o Solo Urbano, Águas e Matas Ciliares, SustentabilidadeAlimentar, Saneamento Ambiental e Reforma Agrária, destas oficinassaíram reflexões a serem transformadas em práticas nas comunidades, como objetivo de defender os Ecossistemas do Estado.

A presença da Mãe Mariama foi um momento marcante no Paulistão. Afim de fortalecer a caminhada dos participantes e iluminar as propostasde ação, os delegados se voltaram à Mãe pedindo sua benção e proteção. "NegraMariama chama pra lutar, em nossos movimentos sem desanimar. Levanta acabeça dos esfoliados, nossa companheira chama pra avançar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário